Estratégia ESG

Agir hoje,
com foco no amanhã

Na ASTA Brasil, agimos hoje pensando no amanhã. Essa mentalidade guiou a nossa decisão de seguir os critérios ESG — Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português). Ou seja, assumimos como compromissos princípios, padrões e boas práticas para preservar o meio ambiente e caminhar como uma organização socialmente consciente, com uma gestão correta, responsável e transparente.

Temos um plano estratégico de desenvolvimento feito à luz dos critérios ESG, que nos orientará em nosso dia a dia até o ano de 2027. Quem contribui fortemente para isso é o nosso Comitê de ESG (vide ponto 4.4.1), apoiado por Grupos de Trabalho. Essa equipe competente e dedicada estabelece metas para os projetos, define ações e faz o monitoramento dos resultados, tendo sempre como foco o fortalecimento dos eixos ambiental, social e de governança.

MEIO AMBIENTE: SUSTENTABILIDADE EM FOCO

No trabalho com o pilar Meio Ambiente da estratégia ESG, nós nos guiamos por iniciativas que são embasadas nas melhores práticas e políticas para a preservação ambiental. Em 2022, realizamos um Diagnóstico ESG, que levantou a materialidade da empresa (veja na página 23). No eixo ambiental, identificamos as diretrizes que devemos seguir para evoluir ainda mais com os padrões responsáveis pelo consumo e pela produção. Também identificamos oportunidades em áreas como recursos hídricos, recursos energéticos e consumo responsável. Como desafios, temos a gestão constante da biodiversidade e das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Para atender às demandas, atuamos com foco nos seguintes tópicos:
• Gestão da emissão de gases de efeito estufa;
• Eficiência energética;
• Eficiência hídrica;
• Gestão da biodiversidade;
• Gestão de resíduos.

Inventário de Carbono

Nos últimos três anos, temos feito um esforço para apurar, com profundidade e precisão, as emissões na atmosfera relacionadas às nossas atividades. Em 2021 e 2022, fizemos inventários sobre as emissões de carbono e as emissões equivalentes.

Mediremos também outras emissões atmosféricas equivalentes ao longo de 2024. Seguiremos coletando informações acerca de nosso processo e as avaliando, de forma a adotar ações de eliminação ou redução. Esse trabalho ocorrerá nas duas plantas da ASTA Brasil, e nossa missão será elencar as emissões relacionadas a substâncias destruidoras de ozônio (SDO), as emissões de NOx, SOx e outras emissões atmosféricas significativas.

O estudo também mostrou que o maior volume dos gases ocorreu no escopo 3, por causa das matérias-primas que utilizamos: o cobre e o alumínio.

Plano de Ação

Nossa meta:

Reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa de 2024 a 2027

Como:

Tecnologia inovadora em desenvolvimento, com foco na reciclagem do cobre oriundo de nosso próprio processo, possibilitando sua reinserção em nossos processos de fundição e produção de vergalhões.



 

GESTÃO DE RESÍDUOS

Nossas fábricas utilizam o cobre e o alumínio como matérias-primas básicas. Eles são deformados por trefilação e laminação, com óleos minerais e emulsionáveis, e passam por processos de isolamento que utilizam esmaltes, fibras e fitas isolantes.

Em 2023, aumentamos a geração de resíduos devido ao alto volume de produção. Estamos atentos e executamos um Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGR), adequado à realidade de cada operação. Também estabelecemos metas e adotamos medidas para reduzir os impactos e ter mais eficiência e segurança na destinação final de 100% dos resíduos gerados.

Atitude Coletiva

Temos também em nossas fábricas iniciativas para a conscientização dos colaboradores quanto ao descarte adequado dos resíduos perigosos e recicláveis. Por exemplo, instalamos pontos de coleta de pilhas e baterias portáteis usadas e incentivamos os colaboradores a depositar inclusive os resíduos de suas residências nesses locais.

179 kg
de pilhas e baterias foram coletados nas unidades da ASTA Brasil em 2023

Mesmo com diversas iniciativas para o reaproveitamento, há alguns resíduos que não podem ser coprocessados ou reciclados. Sendo assim, eles são enviados para um aterro sanitário legalizado.

Além disso, trabalhamos de forma permanente na busca de novas tecnologias e iniciativas que resultem em maior eficiência na destinação final dos resíduos e no menor impacto possível para o meio ambiente.

Reciclagem e Reaproveitamento

Nossos produtos são 100% recicláveis após o fim de seu ciclo de vida. Em nossos processos produtivos, separamos as sucatas dos metais, por tipos, e encaminhamos a empresas especializadas em reciclagem. Já as embalagens, como bobinas, carretéis e pallets, são geridas com logística reversa e devolvidas pelos clientes para que possamos reutilizá-las.

100%
dos produtos ASTA são recicláveis após o fim de seu ciclo de vida

Temos um cuidado especial com os resíduos de Classe I, que vêm dos processos com esmaltes, solventes, óleos minerais e emulsionáveis, que têm grande poder calorífico. Após serem gerados, eles são enviados a empresas que fazem o seu coprocessamento e os enviam para uso como fonte de combustível alternativo em fornos de indústrias de cimento. Todo esse processo é validado e aprovado pelos órgãos ambientais competentes.

Já os resíduos sólidos industriais são separados por tipos, embalados, identificados, armazenados e transportados, atendendo a todas as exigências da legislação. Sua destinação final é feita por empresas especializadas e credenciadas junto aos órgãos ambientais.

Materiais destinados à reciclagem em 2023
(em quilogramas acumulados)

Plano de ação
Gestão de Resíduos

Metas para 2024:
• Aumentar em 10% o volume de resíduos inseridos na logística reversa;
• Reduzir em 10% a geração de resíduos ocorrida nos processos produtivos;
• Reduzir em 25% a geração de resíduos ocorrida pela ação humana direta.

Gestão de Efluentes

Em nossas duas unidades, os efluentes domésticos gerados passam por tratamento biológico em estações dedicadas a esse processo. Nelas, fazemos o monitoramento periódico dos resíduos descartados, mantendo-os de acordo com as exigências legais.

Temos também uma preocupação constante em verificar aspectos relacionados à capacidade de assimilação dos mananciais que recebem os efluentes. Acima de tudo, nos dedicamos para evitar ou reduzir, ao máximo, possíveis impactos no meio ambiente. E muito nos alegra ver que estamos no caminho certo.

Gestão de Recursos Hídricos

Fazemos o uso racional da água, utilizando somente o suprimento necessário às nossas atividades. Nas duas unidades, a água usada é extraída de mananciais subterrâneos, com o consumo diário monitorado por meio de equipamentos instalados em cada poço de captação. Dessa forma, cumprimos rigorosamente os volumes estabelecidos pelas outorgas de uso.

A água captada segue para reservatórios, onde recebe a cloração necessária para o consumo humano. E fazemos análises periódicas em laboratórios especializados para aferir a qualidade dos recursos. Na planta de Três Corações, utilizamos ainda um processo de tratamento por osmose reversa, o que possibilita o reúso da água nos sanitários.

Metas Relacionadas

• Aumentar a eficiência hídrica em 10%;
• Aumentar o volume de reaproveitamento de água em 5%;
• Reduzir o consumo per capita de água em 5%.

Eficiência Energética

A energia que consumimos é adquirida no mercado livre de energia, que tem origem na matriz energética brasileira comum. Seguimos com ações para otimizar a utilização de máquinas e equipamentos e, dessa forma, aumentar nossa eficiência energética. Esse tema, inclusive, é objeto de um dos Grupos de Trabalho constituídos.

PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO
DE ECOSSISTEMAS LOCAIS

ra nós, da ASTA Brasil, a preservação ambiental é um critério permanente, tanto nas atividades cotidianas quanto em nossos planos de expansão. Temos um compromisso de cumprir os requisitos legais de sustentabilidade. Por isso, ao ampliarmos nossas instalações e aprimorarmos processos, prevemos, desde a elaboração dos projetos, uma interlocução com os órgãos competentes, para que possamos implementar as formas mais adequadas de compensação ambiental.

Em 2015, quando assumimos a planta de Cerquilho, prontamente nos apropriamos também do compromisso socioambiental de tratar o passivo ambiental existente. Após dezenas de trabalhos realizados, em 2023 obtivemos da Cetesb um parecer reconhecendo nossa área como recuperada, com necessidades apenas de monitoramento para fechamento do processo.
Com base na experiência adquirida, tão logo efetivamos a aquisição da unidade de Três Corações, iniciamos um detalhado processo de investigação de riscos ambientais, finalizado no início de 2024. Os resultados ainda estão sendo analisados e, com base neles, serão adotadas medidas de prevenção, se necessárias.

Realizamos o reflorestamento de duas áreas de preservação permanente em Cerquilho, com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica. A ação de recuperação ambiental possibilitou a criação de importantes corredores florestais na cidade. Outro motivo de orgulho o Projeto Verdejar e Florescer, que desenvolvemos também em Cerquilho. Plantamos orquídeas e árvores no terreno da empresa, com o propósito de ajudar a preservar e ampliar as áreas verdes..

Metas

• Concluir a investigação detalhada em Três Corações.
• Monitorar as áreas já recuperadas de Cerquilho.

SOCIAL: CUIDADO COM AS PESSOAS

Temos uma preocupação genuína de cuidar das pessoas e colocamos isso em prática de diferentes formas. Por exemplo, garantimos boas condições de trabalho, valorizamos os talentos de nossos colaboradores, reconhecemos a dedicação e o bom serviço prestado e desenvolvemos uma convivência harmoniosa e colaborativa com as comunidades. Esse é o nosso “jeito ASTA” de nos relacionarmos.

Meta

• Ampliar o número de mulheres no quadro de colaboradores.

INTEGRAÇÃO E INTERAÇÃO

Desde 2022, temos promovido diferentes ações para a integração completa de todos os processos operacionais e de gestão das nossas duas unidades. Podemos citar as atividades de treinamento, as campanhas de divulgação em nossa plataforma interna de engajamento, além do Encontro com Colaboradores, que é o principal evento de interação da ASTA Brasil, envolvendo todos os colaboradores desde 2017.

Conduzido por nosso Diretor-presidente, Marcelo Porsch, com o apoio dos demais diretores, o Encontro com Colaboradores é realizado trimestralmente, e incentivamos a participação de todos os colaboradores. É um momento em que são apresentadas informações sobre os assuntos importantes para a organização, como indicadores financeiros, questões ambientais, saúde do colaborador, orientações sobre Governança e outras temas que sejam relevantes naquele contexto.
Registro de um momento do Encontro com Colaboradores, conduzido por nosso Diretor Paulo Bianchi

CONHECIMENTO COMO VALOR

A capacitação do nosso time faz parte das atividades permanentes, pois queremos tornar os profissionais cada vez mais preparados para atuar tanto na ASTA Brasil quanto no mercado. Acreditamos que colaboradores capacitados são mais engajados e contribuem ativamente para os melhores resultados. E, sim, queremos evoluir, junto com todos os que fazem parte do nosso cotidiano.

Em 2023, nossa equipe participou de treinamentos como Liderança Lean, Formação White, Green, Yellow e Black Belt, Código de Conduta, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outros.

DIREITOS DOS TERCEIRIZADOS

Entendemos a relevância do impacto social positivo que geramos nas localidades em que atuamos. Dessa forma, adotamos todas as medidas necessárias para que os trabalhadores que nos atendem por meio de empresas contratadas tenham todas as condições previstas em lei garantidas. Fazemos esse acompanhamento permanente, que permite saber quantos trabalhadores são, quais atividades eles realizam e qual é o seu perfil.

Todos os serviços terceirizados são contratados mediante rigoroso processo de homologação, em que averiguamos a conformidade da empresa junto a questões legais e trabalhistas.
121
trabalhadores terceirizados atuam na empresa

Tabela Terceiros

Atividade Homens Mulheres Total
Vigilância e portaria 17 1 18
Restaurante 1 17 18
Jardinagem e Conservação 17 1 18
Logística interna (operação de empilhadeira, limpeza) 26 8 34
Serviços gerais (limpeza de carretéis + Calderaria) 14 0 14
Temporários (Produção) 17 0 17
Temporários (Administrativo) 0 2 2
Total 92 29 121

SAÚDE E SEGURANÇA

Na ASTA Brasil, temos premissas que consideramos inegociáveis, como o cumprimento estrito da legislação de saúde e segurança. Adotamos as melhores práticas do nosso segmento e metodologias de gestão consolidadas em nossas atividades.

Um exemplo efetivo de nosso compromisso com a saúde e a segurança de nossos colaboradores é nossa certificação ISO 45001 na planta de Cerquilho, que obtivemos em 2018 e temos mantido. Nossa meta é obter a certificação em até três anos na planta de Três Corações.

GERENCIAMENTO DE RISCOS

O gerenciamento de riscos é uma das nossas principais estratégias para a proteção da saúde e a garantia da segurança dos trabalhadores diretos e terceirizados. Mapeamos todos os processos e os analisamos detalhadamente, seguindo técnicas e métodos já consolidados. Com base nesses estudos, identificamos os riscos potenciais e estabelecemos os controles adequados a cada caso.

PROTAGONISMO DOS COLABORADORES

Seja empregado direto, seja terceirizado, todos os nossos colaboradores passam por um treinamento de integração que aborda os procedimentos adequados em relação à segurança. Promovemos também atividades de atualização da equipe, como treinamentos, palestras, campanhas de conscientização, entre outras. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) é para nós um dos momentos mais importantes nessa área.
Nossos trabalhadores são protagonistas na definição dos procedimentos e ações de saúde e segurança. Cada um tem a oportunidade de se manifestar em consultas e outras abordagens, nas quais são questionados sobre perigos e riscos existentes nos processos de produção e sobre os cuidados necessários e as melhores formas de prevenção. Queremos ouvir a todos, pois, juntos, somos capazes de cuidar uns dos outros e executar um trabalho exemplar.
 

ZERO ACIDENTE COMO META

Sabemos que, mesmo com as diversas medidas de prevenção, proteção, capacitação e engajamento que adotamos, ainda temos desafios a vencer no que se refere à segurança. Há alguns registros de acidentes, felizmente de baixa complexidade e sem danos de maior gravidade aos envolvidos.

Nossas ações para a Segurança no Trabalho fundamentam-se na convicção de que o trabalho em equipe nos permitirá atingir a meta de zerar os acidentes.

EQUIPES DE SAÚDE E SEGURANÇA

Nossas duas unidades contam com equipes dedicadas à saúde e segurança dos colaboradores. São técnicos, enfermeiras e médicos que cuidam de nosso bem mais precioso.

Também atuam nesse esforço nossas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs). Constituídas nas duas unidades, com estrutura e autonomia, elas exercem um papel fundamental na prevenção de acidentes, na identificação dos riscos e na conscientização dos colaboradores.

SAÚDE COMO POLÍTICA DE GESTÃO

Em nossas duas unidades, todos os colaboradores e seus dependentes têm acesso à assistência médica e odontológica. Além disso, desenvolvemos ações para sensibilizar os colaboradores sobre a importância da prevenção de doenças e da adoção de hábitos saudáveis. Realizamos, por exemplo, campanhas que abordaram saúde mental, alimentação saudável e prevenção do diabetes, entre outros temas. Esse trabalho segue firme em 2024. Um cuidado genuíno e constante!

Um grande desafio para qualquer empresa é conseguir reduzir as taxas de absenteísmo e mantê-las nesse status. Passada a fase da pandemia de covid-19, que perdurou até meados de 2022, empregamos consistentes esforços na gestão da saúde ocupacional, associados ao acompanhamento clínico de nossos colaboradores e a campanhas de saúde. Com isso, em 2023, apuramos taxas de absenteísmo quase 50% menores em relação à média geral da indústria e do nosso segmento de atuação.

RELACIONAMENTO COM COMUNIDADES

Temos um impacto muito significativo nas comunidades em que estamos inseridos. Nas duas operações, nossa força total de trabalho direta é de aproximadamente 720 colaboradores. Se considerarmos suas famílias, são quase 2 mil pessoas diretamente impactadas positivamente pelo nosso negócio. Soma-se a isso o fato de que nossas operações terceirizadas geram mais de 120 empregos, contribuindo para a renda dessas famílias. Outro dado importante é que aproximadamente 30% de nossos fornecedores e prestadores de serviços estão localizados em um raio de 80 km de nossas unidades, seja Cerquilho ou Três Corações.

Dessa forma, atuamos para gerar um impacto positivo nas comunidades, contribuindo para a geração de empregos e de renda e para a movimentação direta e indireta das economias do entorno.

GOVERNANÇA: MODERNIDADE, EQUILÍBRIO E RESPONSABILIDADE

Somos uma empresa atenta às novas demandas da sociedade e temos a convicção de que uma governança adequada é primordial para termos bons resultados, fortalecermos nossa imagem e reputação, além de conquistarmos novos clientes.

Isso quer dizer muito mais do que cumprir leis, regras e regulamentos, ainda que esta seja uma de nossas diretrizes. Acima de tudo, o principal fundamento da governança para nós é uma cultura sólida, que se sustenta na integridade ética e na tomada de decisões com base em valores compartilhados de responsabilidade corporativa.

Entre os valores que movem as nossas ações, podemos citar transparência nos processos decisórios, ética nos negócios, conformidade com as leis e regulamentações, gestão de riscos, prestação de contas e integridade dos líderes corporativos.
Marcelo Porsch (Diretor-presidente), Helena Bianqui (Diretora Administrativo-financeira), Anilton Menezes (Gerente de ESG), Jane Bighetti (Diretora de Gente & Gestão), Paulo Bianchi (Diretor de Operações) e Antônio Zarpelão (Diretor Comercial), membros do Comitê ESG da ASTA Brasil.

ESTRUTURA DA GOVERNANÇA

POLÍTICA DE GESTÃO INTEGRADA

Um importante instrumento é nossa Política de Gestão Integrada, por meio da qual expressamos nossos compromissos com o meio ambiente, com a saúde e a segurança dos colaboradores e com o rigoroso cumprimento das leis. O documento também reafirma a busca pela melhoria contínua de nossos processos a fim de atender a todas as necessidades de nossos clientes.

Ressaltamos que valorizamos a participação de nossos colaboradores em suas respectivas entidades de representação de classe e nos mantemos permanentemente abertos ao diálogo, com canais de comunicação disponíveis a todas as partes.

Valores Inegociáveis

Atuamos sempre de forma coerente com os nossos compromissos éticos e temos um Código de Condutas em que apresentamos os valores fundamentais para o nosso negócio e para o relacionamento com os stakeholders. O documento foi atualizado em abril de 2023 e traz uma série de deveres para todos os que fazem parte da ASTA Brasil, de forma simples e transparente.

As práticas de integridade que adotamos não se limitam ao público interno, se aplicando também à nossa cadeia de fornecimento. Por isso, temos um Código de Condutas especialmente voltado para os nossos parceiros.

Com o objetivo de alinhar compromissos e expectativas, iniciamos um amplo processo de mapeamento dos fornecedores das duas unidades da ASTA Brasil em novembro de 2023. A meta é concluir o processo em 2024, conseguindo direcionar nossas ações de acordo com os perfis traçados.



Monitoramento

Buscamos o aperfeiçoamento contínuo e estamos em constante processo de monitoramento dos nossos resultados, que são avaliados mensalmente pela Diretoria, em uma Reunião Gerencial. Trata-se de um momento importante, em que os gerentes responsáveis por cada processo apresentam indicadores, tendências, ações e suas observações.

Buscamos a imparcialidade para avaliar nosso desempenho por meio de auditorias realizadas por entidades independentes. Anualmente, elas analisam os Sistemas de Gestão ISO, atestando a qualidade, a saúde e segurança dos colaboradores e a gestão ambiental. Já as demonstrações financeiras são submetidas a auditorias contábeis e fiscais externas e independentes.

Também contamos com os clientes, nossos grandes parceiros, para uma rigorosa avaliação de nossos processos. A maior recompensa dos esforços vem na forma de excelentes índices de aprovação nas auditorias feitas por eles.

Em 2023 foram realizadas algumas auditorias:

Auditorias de certificadora:
2 em Três Corações e Cerquilho.
Auditorias de clientes:
4 em Três Corações e 2 em Cerquilho.
Auditorias internas:
2 em Três Corações e 1 em Cerquilho.

PACTO PELA INTEGRIDADE

Além de seguirmos um código próprio de condutas, assumimos compromissos públicos de colaboração para ambientes de negócios íntegros. É o caso do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, em que a ASTA Brasil se junta a outras empresas em torno do objetivo de promover um mercado mais íntegro e ético e erradicar o suborno e a corrupção.

As organizações que assinam o Pacto se comprometem a divulgar a legislação brasileira anticorrupção para funcionários e stakeholders, motivando o seu total cumprimento. Também têm como compromissos combater qualquer forma de suborno, atuar para a legalidade e transparência nas contribuições para campanhas políticas, para a transparência das informações, além de colaborar em investigações, quando necessário.

PREVENÇÃO E REPARAÇÃO DE IMPACTOS

Alinhado com a cultura de ética e transparência, nosso modelo de gestão inclui mecanismos que nos permitem monitorar possíveis efeitos adversos das operações. Assim, podemos antecipá-los e tomar as providências necessárias para evitar ou minimizar consequências. Acima de tudo, investimos no diálogo com os nossos públicos.

Entre os mecanismos que utilizamos, destacamos o Canal de Ética, a disponibilização de endereços eletrônicos específicos para assuntos relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as ferramentas efetivas de comunicação interna. Todos os assuntos com potenciais de impactos negativos são levados ao nosso Comitê de ESG, que decide sobre medidas necessárias e os desdobramentos de cada situação.

RESPEITO E TRANSPARÊNCIA

Como sempre fazemos questão de reforçar, somos rigorosos no cumprimento de leis, regulamentos e regras, tanto governamentais quanto estabelecidas pela própria empresa e por clientes. Com isso, reduzimos riscos e aumentamos a segurança e a padronização dos nossos processos.

Nossa política de compliance conta com dezenas de procedimentos e controles de processos. Em 2016, implantamos nosso Canal de Ética, que é administrado por um operador independente e tem fluxo de recepção e encaminhamento das denúncias e relatos, que são tratados de maneira profissional, séria, isenta e estritamente confidencial, com uma política de consequências adequada.



PROTEÇÃO DE DADOS

Diariamente, lidamos com milhares de dados e informações em nossas unidades e temos consciência da responsabilidade que essa tarefa exige. Somos rigorosos no cumprimento dos critérios e procedimentos estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709 – a LGPD). Por isso mesmo, entre 2022 e 2023, todos os nossos colaboradores receberam treinamento sobre o tema.

Também criamos canais específicos para dialogar sobre questões relacionadas ao acesso à informação e à proteção de dados. Dúvidas, críticas e sugestões sobre o tema podem ser encaminhadas para os e-mails privacy.brazilcq@astagroup.com e privacy.braziltc@astagroup.com, que são amplamente divulgados entre os nossos públicos. Todas as questões relacionadas ao tema são tratadas por um Data Protection Officer (DPO).