Desempenho no Mercado

AÇÕES RÁPIDAS

De modo geral, o setor industrial no Brasil teve um desempenho abaixo das expectativas em 2023. Mas uma rápida reação da Direção da ASTA Brasil evitou que a empresa tivesse comprometimento de seus resultados: a principal medida foi buscar novos mercados no exterior, sobretudo na América do Sul e na América do Norte.

Tal movimento e a integração da São Marco à ASTA Brasil, em setembro de 2022, consolidaram a posição da empresa como líder de mercado em seu segmento. E foram obtidos resultados comerciais e econômicos muito positivos no ano de 2023.

Merece destaque a iniciativa da Direção Global da ASTA de renegociar o processo de captação de recursos de todas as empresas do grupo. A medida foi especialmente importante para a ASTA Brasil, por trazer mais flexibilidade para a gestão operacional no dia a dia.

A ASTA Brasil conseguiu, assim, ampliar sua participação no mercado, tanto com a conquista de novos clientes quanto por meio da elevação de seu share of wallet, ou seja, do volume de vendas junto aos clientes que já atendia.
R$ 1.395,9 K
em vendas efetivas foram obtidos em 2023


+24,8%
Referente ao ano anterior

MERCADO PROMISSOR

Além dos produtos industriais, contribuiu muito para os resultados positivos o segmento de energia, especialmente em decorrência da transição energética, que está em pleno andamento. Se em alguns países esse movimento não é muito significativo — a exemplo do Brasil, onde mais de 80% da matriz energética já provém de energia renovável —, globalmente ele está em franco crescimento. Uma oportunidade de mercado para as soluções ASTA Brasil.

ORIGINAL EQUIPMENT MANUFACTURER

Outro mercado em expansão é o de Original Equipment Manufacturer (OEM), representado pelos grandes fabricantes de transformadores e geradores focados em exportações. A ASTA se beneficiou muito disso, também ampliando suas exportações nas Américas do Sul e do Norte.

PROJEÇÕES
SUPERADAS

Na integração da São Marco à ASTA Brasil, foram implementadas mudanças e houve otimização do parque fabril nas unidades de Cerquilho e Três Corações. Os processos foram bem-sucedidos e, em 2023, a produção da ASTA Brasil teve um aumento, em toneladas, de 10,4% em comparação ao projetado. Houve redução de 3,1% do faturamento em toneladas.

Alto Investimento

O volume de investimentos previsto para o ano de 2023 foi de 3,7 vezes a depreciação anual registrada em 2022, com as duas unidades combinadas.

Por termos concluído um projeto no início de 2024, o investimento fechou em 2,3 vezes o valor de depreciação. Ainda assim, levando-se em conta o histórico recente, representou o maior volume investido nos últimos anos.

Transparência

O plano de negócios para 2023 incluiu mudanças de produtos e máquinas entre as unidades. O processo demandou a aprovação de parte de clientes e o treinamento dos colaboradores. Foi necessário, ainda, o ajuste do modelo de negócio.

A comunicação clara e objetiva dos planos, apresentados de forma transparente para colaboradores, clientes, fornecedores e demais parceiros, foi essencial para o sucesso das ações, assim como a alta capacidade de adaptação da equipe para a execução.