De modo geral, o setor industrial no Brasil teve
um desempenho abaixo das expectativas em
2023. Mas uma rápida reação da Direção da ASTA
Brasil evitou que a empresa tivesse comprometimento
de seus resultados: a principal medida foi
buscar novos mercados no exterior, sobretudo na
América do Sul e na América do Norte.
Tal movimento e a integração da São Marco à
ASTA Brasil, em setembro de 2022, consolidaram
a posição da empresa como líder de mercado
em seu segmento. E foram obtidos resultados
comerciais e econômicos muito positivos
no ano de 2023.
Merece destaque a iniciativa da Direção Global
da ASTA de renegociar o processo de captação
de recursos de todas as empresas do grupo.
A medida foi especialmente importante para a
ASTA Brasil, por trazer mais flexibilidade para a
gestão operacional no dia a dia.
A ASTA Brasil conseguiu, assim, ampliar sua
participação no mercado, tanto com a conquista
de novos clientes quanto por meio da elevação
de seu share of wallet, ou seja, do volume de
vendas junto aos clientes que já atendia.
R$ 1.395,9 K
em vendas efetivas foram obtidos em 2023
+24,8%
Referente ao ano anterior
MERCADO PROMISSOR
Além dos produtos industriais, contribuiu muito para os resultados positivos o segmento de
energia, especialmente em decorrência da transição energética, que está em pleno andamento.
Se em alguns países esse movimento não é muito significativo — a exemplo do Brasil, onde mais
de 80% da matriz energética já provém de energia renovável —, globalmente ele está em franco
crescimento. Uma oportunidade de mercado para as soluções ASTA Brasil.
ORIGINAL EQUIPMENT MANUFACTURER
Outro mercado em expansão é o de Original Equipment Manufacturer (OEM), representado
pelos grandes fabricantes de transformadores e geradores focados em exportações. A ASTA se
beneficiou muito disso, também ampliando suas exportações nas Américas do Sul e do Norte.
PROJEÇÕES SUPERADAS
Na integração da São Marco à ASTA Brasil, foram implementadas mudanças e houve otimização
do parque fabril nas unidades de Cerquilho e Três Corações. Os processos foram bem-sucedidos
e, em 2023, a produção da ASTA Brasil teve um aumento, em toneladas, de 10,4% em
comparação ao projetado. Houve redução de 3,1% do faturamento em toneladas.
Alto Investimento
O volume de investimentos previsto para o ano de 2023 foi de 3,7 vezes a depreciação anual
registrada em 2022, com as duas unidades combinadas.
Por termos concluído um projeto no início de 2024, o investimento fechou em 2,3 vezes o valor
de depreciação. Ainda assim, levando-se em conta o histórico recente, representou o maior
volume investido nos últimos anos.
Transparência
O plano de negócios para 2023 incluiu mudanças de produtos e máquinas entre as unidades. O
processo demandou a aprovação de parte de clientes e o treinamento dos colaboradores. Foi
necessário, ainda, o ajuste do modelo de negócio.
A comunicação clara e objetiva dos planos, apresentados de forma transparente para colaboradores,
clientes, fornecedores e demais parceiros, foi essencial para o sucesso das ações, assim
como a alta capacidade de adaptação da equipe para a execução.